Associação Qe

facebook  linkedin  youtube instagram

Home > Projetos

Projetos

4º Orçamento Participativo da União de Freguesias de Sintra

ufs orcamento participativo 2017

O projeto QE “Parque de estacionamento prioritário para ambulâncias e rampa de acesso”, candidato ao 4º Orçamento Participativo da União de Freguesias de Sintra, foi um dos projetos vencedores na categoria Ambiente e Espaço Público.

A realização desta obra irá não só contribuir para a melhoria dos acessos à QE por parte de pessoas com mobilidade reduzida, como aliviar o congestionamento de viaturas automóveis no perímetro contíguo à entrada principal do Centro de Atividades Ocupacionais.

O acesso de ambulâncias e de outros veículos de emergência médica será beneficiado, contribuindo para a melhoria da eficácia da capacidade de resposta em caso de emergência e promovendo a segurança dos clientes que usufruem do serviço de transporte nestes veículos especializados.

O nosso Obrigado a todos os que votaram neste projeto! 

PAFI 2017

pafi2017Atelier Espaço Movimento

Em 2017, o Programa de Apoio Financeiro às Instituições sem Fins Lucrativos Promotoras do Desenvolvimento Social e de Saúde do Concelho de Sintra (PAFI), promovido pela Câmara Municipal de Sintra, financiou dois projetos apresentados pela Associação QE:

  • No âmbito do Eixo 1 – Pintura do Atelier Espaço Movimento, que permitiu efetuar uma intervenção neste atelier de madeira que apresentava sinais de deterioração;
  • No âmbito do Eixo 2 – Incluir na Desportiva, projeto que tem como objetivo a inclusão social de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais através da práctica desportiva.

Programa de Apoio ao Associativismo 2016

No âmbito da candidatura da Associação Quinta Essência “Apoio à conservação/beneficiação de infraestruturas da Associação QE” ao Programa de Apoio ao Associativismo da União das Freguesias de Sintra de 2016, foram atribuídos à QE, €1.500,00 que irão permitir a implementação de um plano de manutenção corretiva e preventiva do edificado da Associação QE, nomeadamente a intervenção sobre:

  • Vedações do perímetro exterior da residência;
  • Pontes pedestres;
  • Bancos de repouso.

Com a implementação deste projeto todos os beneficiários da Associação Quinta Essência poderão usufruir de melhores condições para o desenvolvimento dos seus programas de desenvolvimento individual, verificando-se também o aumento da segurança, do conforto, bem-estar e qualidade de vida de todos os que diariamente trabalham e vivem na Associação Quinta Essência.

Projeto “Férias é QE”

ferias qe

com o apoio do Programa Nacional de Financiamento a Projetos do INR, I.P

logo inrEm 2017, a Associação QE candidatou o projeto “Férias é QE” ao Programa Nacional de Financiamento a Projetos do INR, I.P, tendo beneficiado, no âmbito deste programa, do apoio financeiro de 3.149,10€. Este valor, financiado pelo INR, permitiu a realização de uma colónia de férias em agosto para os clientes da QE.

O projeto “Férias é QE” desenvolveu-se durante todo o mês de agosto e possibilitou não só a promoção do contacto dos clientes da QE com a comunidade e o reforço das relações sociais, como permitiu assegurar o bem-estar e a qualidade de vida de todos os participantes e o descanso dos cuidadores.

View the embedded image gallery online at:
http://www.quintaessencia.pt/projetos#sigProId8da5efda93

PAFI 2016

Em 2016, o Programa de Apoio Financeiro às Instituições Sem Fins Lucrativos Promotoras do Desenvolvimento Social e de Saúde do Concelho de Sintra (PAFI), promovido pela Câmara Municipal de Sintra, financiou dois projetos apresentados pela Associação QE:

No âmbito do Eixo 1 – Apoio financeiro ao investimento: aprovado o apoio financeiro para a realização de obras de cobertura do telhado do edifício Coopera;

No âmbito do Eixo 2 – Apoio financeiro a projetos e atividades: aprovado o apoio financeiro para a realização de atividades lúdicas e pedagógicas da Colónia de Férias da QE para pessoas com atraso de desenvolvimento intelectual.

Prémio Cepsa ao Valor Social 2016

cepsa valor social

A Associação Quinta Essência foi umas das 4 organizações contempladas pelo Prémio Cepsa ao Valor Social 2016 da Fundación Cepsa, com o projeto “Experiências de Integração Socioprofissionais (EISP)”.

O apoio concedido à Associação Quinta Essência permitirá ampliar a integração sócio-profissional dos clientes da QE através das EISP e melhorar a qualidade do acompanhamento dos clientes envolvidos neste conjunto de atividades, através da contratação de um técnico de apoio à formação que monitorize e avalie a integração socioprofissional dos clientes da QE.

Nas EISP, os clientes da QE são desafiados a participar nestas experiências em ambientes sociais ou profissionais autênticos, relacionando-se sem entraves nestes contextos, depois de devidamente preparados para o efeito. As EISP acrescentam valor às entidades que as acolhem, permitindo que os seus colaboradores possam lidar de perto com a diferença e contribuir ativa e diretamente para a inclusão social.

O projeto será implementado gradualmente, aumentando o número de horas dos beneficiários em contexto real de trabalho.

A complexidade das tarefas a desempenhar pelos beneficiários também aumentará progressivamente, capacitando-os para uma integração socioprofissional mais eficaz e significativa.

A Associação Quinta Essência agradece o reconhecimento e confiança por parte da Fundación Cepsa na missão da QE, e em particular neste projeto,  que considera que todas as pessoas, independentemente do seu nível de autonomia, devem ter a oportunidade de serem inseridas socialmente, visando o princípio da inclusão.

logo cepsa valor social

Projeto "Cozinh’Arte", com o apoio do Programa EDP Solidária – Inclusão Social 2015

cozinharte

 

logo fundacao edpO projeto Cozinh’Arte da Associação QE, um dos 25 projetos apoiados pelo Programa EDP Solidária - Inclusão Social 2015, permitiu a criação de um atelier de confeção de produtos alimentares por pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, através da ampliação do refeitório da QE, que mantendo a polivalência atual, para um atelier de culinária, pode agora acolher um maior número de clientes.  

O Cozinh’Arte permitirá consolidar projetos-piloto em funcionamento na QE há três anos, como o projeto “Doces e Salgados”, que tem contribuído quer para a colocação de clientes no mercado de trabalho, quer para o desenvolvimento de competências funcionais dos clientes com maiores dificuldades de empregabilidade pela natureza das suas limitações.

O projeto Cozinh’Arte será interligado com a horta solidária QE (projeto apoiado pela Fundação EDP e implementado na Associação QE em 2011), utilizando os produtos aí cultivados na confeção alimentar.  

A Associação QE tem implementada a norma HACCP certificando a segurança e higiene alimentar. 

 

 Objetivos do Cozinh’Arte:

  1. Adaptar e equipar o refeitório da Associação QE num espaço para a realização de um atelier de confeção alimentar;
  2. Aumento do número de clientes que participam nas atividades de confeção de alimentos;
  3. Diversificação dos produtos alimentares confecionados - ampliação do número de projetos de confeção de alimentos;
  4.  Utilização dos vegetais e legumes das hortas solidárias (projeto financiado pela FEDP em 2011);
  5. Criação de um livro de receitas da Associação QE;
  6. Alargamento do número de parcerias da Associação QE que permitam o escoamento dos produtos confecionados, nomeadamente parcerias com restaurantes e empresas de alimentação da zona. 

 

Fique a conhecer um pouco mais do Cozinh’Arte através da reportagem emitida pela SIC no Jornal da Noite de 26/04/2016.

View the embedded image gallery online at:
http://www.quintaessencia.pt/projetos#sigProId5364ec94bf