Associação Qe

facebook  linkedin  youtube instagram

Home > Notícias > Visita da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Notícias

Visita da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

visita maria ulrich

Na manhã de 24 de janeiro a Associação QE recebeu um grupo de estudantes de Assessoria Educativa da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich que tiveram a oportunidade de tomar contacto com a realidade do dia-a-dia do Centro de Atividades Ocupacionais da QE. 

Contamos que a manhã passada na QE tenha contribuído de forma positiva para o futuro profissional das jovens estudantes que nos visitaram.

É com imensa satisfação que partilhamos a carta recebida na QE, dias após a sua visita.

 

Segurança, compromisso, ser amado e amar...

A instituição Quinta Essência (IPPS) baseia-se no modelo pedagógico Gentle teaching, tendo por base a relação com os outros, para que consigamos olhar para cada ser humano como um ser único no mundo. Este modelo, parte essencialmente do interesse do paciente, dessa forma, eles não fazem nada que não queiram, aprendem sim, a escolher e a decidir.

Consideramos que esta visita foi das melhores que fizemos pelo facto que tivemos contacto com uma realidade totalmente diferente da nossa. A força de vontade que os utentes transmitem é extraordinário. A instituição faz com que os seus clientes possam ter certos tipos de direitos que antes lhes eram totalmente negados, ali eles têm o poder de escolha, são autónomos, fazem aquilo que gostam e quando não lhe apetece não são obrigados a participar. Os responsáveis não se preocupam com a doença, mas essencialmente por aquilo que são capazes de fazer pelo utente para que este se sinta valorizado e acarinhado por todos. A Quinta Essência, tem várias atividades fundamentais para o desenvolvimento dos seus utentes, atividades essas que são sempre orientadas por um/a educador/a responsável. É sem dúvida uma instituição com boas condições, bem dividida em termos de espaço verde, dando enfase à estimulação sensorial (cinco sentidos), bem como ao contacto com a natureza.

São pessoas carinhosas, curiosas e muito humildes, durante a visita aproximavam-se para nos darem um abraço, colocar uma questão, o que tornava o local ainda mais mágico. Os utentes são muito minuciosos nos seus trabalhos, colocando amor naquilo que fazem. Aqueles que têm o seu quarto decoram-no como querem, com fotografias de ídolos, trabalhos, imagens da família, o que faz com que se sintam em casa. Fez com que refletíssemos, que independentemente da doença o que interessa realmente é a pessoa e a sua força de vontade, pois por mais dificuldades que estes tenham, vão superando os obstáculos com a ajuda dos elementos da instituição.

É sem dúvida uma instituição muito especial e com muito amor para dar a todos os seus utentes. Fez-nos perceber qual a verdadeira essência da vida, o mais importante dela e o melhor que ela tem, nomeadamente as pessoas. As pessoas que passam pela nossa vida são sem dúvida o melhor que podemos receber por estarmos vivos. Todos aqueles que passaram por nós num curto espaço tempo, receberam-nos de braços abertos, não olharam para as nossas diferenças aparentes, pois no fundo somos todos iguais, precisamos todos do mesmo, amor, segurança, conforto e uma série de coisas que nos permite alcançar a felicidade, ainda que não seja na sua totalidade. Fez-nos ver para além do que os olhos permitem, fez-nos querer olhar para cada uma daquelas pessoas e ver o seu melhor, aquilo que são, FELIZES.

Ficamos com vontade de vos visitar novamente e futuramente quem sabe criarmos um projeto juntos.

 

Um muito obrigada,
Alunas Maria Ulrich