Reinício das atividades presenciais no Centro de Atividades Ocupacionais
A 26 de maio, o Centro de Atividades Ocupacionais da Associação QE deu as boas-vindas a clientes, famílias e equipa que neste dia deram o primeiro passo no regresso às atividades presenciais na QE.
Com o compromisso de sempre e mantendo o foco e a prioridade no bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento do potencial de todos os que apoiamos, o CAO da Associação QE retomou as suas atividades com segurança e confiança.
Cientes do importante trabalho desenvolvido pela Associação QE junto das pessoas com deficiência e/ou incapacidade e do imprescindível apoio prestado às suas famílias, o regresso às atividades presenciais foi realizado com segurança, confiança e sentimento de missão.
Em linha com o “Guião Orientador da Resposta Social para o Centro de Atividades Ocupacionais“ do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSS) e as orientações da Direção Geral da Saúde (DGS) para a retoma das atividades presenciais, a Associação QE adaptou atividades, procedimentos e espaços entre os quais se destacam:
- Reforço da limpeza e desinfeção dos espaços, equipamentos e materiais após utilização;
- Utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) por parte da equipa;
- Desinfeção regular das mãos;
- Promoção de atividades nos espaços exteriores da Associação QE;
- Distância de segurança nas atividades, cumprindo as distâncias mínimas recomendadas entre clientes e entre clientes e educadores;
- Definição de circuitos de circulação interna;
- Instalação de dispensadores de gel desinfetante;
- Novos procedimentos de receção e saída dos clientes;
- Separação das atividades do CAO das atividades do Lar Residencial com espaços e equipas de trabalho distintas e alocadas a cada resposta social.
De referir que previamente à reabertura do CAO foi levada a cabo, por uma equipa especializada da Camara Municipal de Sintra, uma desinfeção profunda de todos os espaços da Associação QE.
Juntos, continuamos o caminho pelo desenvolvimento do potencial das pessoas com deficiência e/ou incapacidade.