A integração social das pessoas com deficiência e/ou incapacidade guia toda a intervenção pedagógica realizada pela Associação QE. O desenvolvimento de competências funcionais e sociais é assumido como um aspeto fundamental para o sucesso do envolvimento e integração dos nossos clientes na comunidade que os envolve.

Nesse sentido, a QE:

  • Incentiva acontecimentos e experiências capazes de criar e reforçar a rede social de suporte.
  • Promove a maior autonomia possível para cada cliente, estimulando o seu desenvolvimento e valorizando as suas capacidades.

Centro de Actividades Ocupacionais

Image

Enquadrando uma ampla diversidade de atividades pedagógicas, terapêuticas, lúdicas, recreativas e desportivas, ocupacionais e socialmente úteis, o CAO da Associação QE promove a maior autonomia possível para cada cliente, estimulando o seu desenvolvimento, promovendo a valorização das suas capacidades e incentivando acontecimentos e experiências capazes de criar e reforçar a rede social de suporte.

Experiências de Integração SocioProfissionais

Image

A Associação QE considera que todas as pessoas, independentemente do seu nível de autonomia, devem ter a oportunidade de serem inseridas socialmente, visando o princípio da inclusão. Neste sentido, promove um conjunto de atividades – as Experiências de Integração Socioprofissionais (EISP) - que podem assumir uma vertente social e/ou uma vertente profissionalizante, assumindo-se desde o início como um veículo privilegiado de contacto dos clientes da QE com a comunidade.

Image

Lar Residencial

O Lar Residencial da Associação QE assegura alojamento residencial a quem se encontre impedido, temporária ou definitivamente, de viver no seu contexto familiar.

Image

Centro de Investigação e Desenvolvimento

O Centro de Investigação e Desenvolvimento da Associação QE tem como principais objetivos: planear, organizar, liderar, coordenar e monitorizar as atividades de investigação, desenvolvimento, inovação e qualidade da Associação QE.