No âmbito das atividades pedagógicas são ainda desenvolvidos diversos projetos que possibilitam aos seus participantes:

  • Trabalhar num grupo organizado com um objetivo comum para realizar (mesmo que as suas tarefas sejam diferenciadas);
  • Potenciar a cooperação e a interação social;
  • Mobilizar estratégias de modelação ao nível do desempenho e do comportamento (ver os outros fazer e imitar).

Estes diversos projetos pedagógicos originam (habitualmente) produtos concretos que dão visibilidade e significação ao trabalho desenvolvido pelos participantes dos projetos, sendo o resultado do projeto muitas vezes vendável, possibilitando remunerar quem participa.

As competências que estes projetos possibilitam desenvolver são posteriormente replicadas em contextos de integração socioprofissional.

Projetos QE

(no âmbito das Atividades Pedagógicas)

Ginástica é QE

O Grupo “Ginástica é QE” surge em 2011 com o intuito de projetar para o exterior a modalidade de ginástica realizada na Associação QE.

As atividades gímnicas foram iniciadas com um grupo de Ginástica de Trampolins ao qual se juntou a prática de ginástica acrobática, rítmica e aeróbica - todas estas disciplinas de ginástica adaptadas às necessidades e dificuldades de cada ginasta do projeto.

No âmbito deste projeto os ginastas treinam semanalmente a realização de um esquema gímnico com todos os seus componentes, nomeadamente exercícios individuais, pirâmides de grupo e coreografia.

Para além de potenciador da inclusão social dos ginastas participantes, através da sua participação nos mais diversos eventos gímnicos a nível nacional, “Ginástica é QE”permite o desenvolvimento de capacidades motoras como a coordenação, a destreza, o ritmo e o equilíbrio. 

Objetivos “Ginástica é QE”:

  • Potenciar o desenvolvimento físico e competências motoras como a flexibilidade, a resistência, a coordenação, a força, o ritmo e o equilíbrio (entre outras);
  • Desenvolver a autonomia individual nas atividades de vida diárias (alimentação, vestir, higiene, entre outros);
  • Fomentar o envolvimento na sociedade, realizando atividades na comunidade gímnica bem como a partilha de experiências com outros atletas e técnicos;
  • Promover a sociabilização entre pares, com os técnicos e com a comunidade desenvolvendo a cooperação, a interajuda, a capacidade de resolução de problemas, entre outros.;
  • Proporcionar a oportunidade de experienciar as várias disciplinas da ginástica.

PAEZ vestidas pela QE

Desde 2015, que a PAEZ Portugal e a Associação QE mantêm uma parceria inovadora e singular que tem permitido dar visibilidade ao potencial criativo dos clientes da QE.

Através do projeto “PAEZ vestidas pela QE” as famosas alpercatas PAEZ oferecidas pela PAEZ Portugal são modificadas de forma criativa através da pintura e/ou colagem de tecidos e pequenos ornamentos.

Reunidos semanalmente no Atelier Corta & Cose os participantes deste projeto dão asas à sua imaginação e criatividade ao produzirem novas texturas e coloridos às PAEZ.

Cada par de “PAEZ vestidas pela QE” é assim personalizado por um cliente da QE, dando assim expressão à sua criatividade no âmbito de um projeto que promove o desenvolvimento das competências funcionais e sociais das pessoas com deficiência e/ou incapacidades.

Ao longo das suas várias edições, o projeto "PAEZ vestidas pela QE" tem atingido os seguintes objetivos:

  • Potenciar o espírito critico e explorar a criatividade;
  • Aumento da autoestima e autoconfiança;
  • Desenvolvimento da motricidade fina;
  • Aumento da responsabilidade na correta utilização dos materiais;
  • Estimular as escolhas individuais.

O produto final deste projeto é vendido ao público em eventos da Associação QE.

Blog Mundo QE

Image

O projeto “Blog Mundo QE” decorre no atelier ComunicArte e consiste na manutenção de um blogue alojado na plataforma Blogger, cujos conteúdos (texto e imagem) são desenvolvidos integralmente pelos clientes participantes, com o apoio e a supervisão dos educadores.

Com o propósito de dar a conhecer os espaços, as atividades e as pessoas da QE, através de relatos na primeira pessoa, este projeto potencia a literacia digital dos seus participantes, desenvolvendo competências de expressão e interação, a capacidade de planeamento, a organização e a resolução de problemas.

Este projeto possibilita ainda que os seus participantes tenham a oportunidade de aprofundar os seus interesses e gostos pessoais, contribuindo para a construção da sua própria individualidade.

Jornal “Fresquinhas”

O “Fresquinhas” é o jornal mensal dos clientes da Associação QE que inicialmente divulgava a nível interno (a clientes e colaboradores da QE) todos os acontecimentos da instituição, em formato jornal de parede.

Em 2015 o “Fresquinhas” ganhou vida em ambiente digital e passou a ser partilhado com toda a comunidade QE de forma a divulgar o extraordinário trabalho desenvolvido por este grupo de jornalistas da Associação QE.  

A equipa de redação do “Fresquinhas” é composta pelos clientes que participam neste projeto e que semanalmente reúne no Atelier ComunicArte, sob orientação dos educadores, propondo temas, investigando, compondo artigos e tirando fotografias.

O projeto “Fresquinhas” tem vindo a possibilitar:

  • Educar para a cidadania;
  • Incentivar e estimular a procura de informação;
  • Estimular o gosto pela escrita e pela leitura;
  • Trabalhar diferentes tipos de texto: informativos, explicativos e expositivos;
  • Desenvolver um espaço de comunicação, lazer e descontração.

ReciclArte

O objetivo primeiro deste projeto é a reciclagem de materiais usados, com o intuito de criar novas peças pelos participantes do projeto.

A participação neste projeto permite também estimular a criatividade e a tomada de consciência da importância do ato de reciclar juntos dos que nele participam.

Entre outros, a consolidação de conceitos como tamanho, cor e textura, o desenvolvimento de competências cognitivas na resolução de problemas, a noção de abstração, a sequenciação e o desenvolvimento da praxia fina são objetivos assumidos neste projeto.

Ritmos e Batidas

Objetivos:

  • Criar um ambiente de bem-estar, potenciador de desenvolvimento de competências cognitivas, comunicacionais, físicas e emocionais;
  • Valorizar a expressão de cada individuo, respeitando as suas particularidades;
  • Estimular os sentidos;
  • Estimular movimentos e posturas corporais corretas;
  • Controlo da impulsividade, redução de tensão e ansiedade;
  • Estimular a imaginação e a criatividade.

Dança QE

Image

Em parceria com a Companhia de Dança Quorum Ballet, o projeto "Dança QE" tem vindo a fomentar o desenvolvimento da noção de ritmo e musicalidade junto dos seus participantes.

Com a realização de duas aulas por semana (uma aula na Quorum Academy e uma aula no espaço Movimento da QE), este projeto possibilita ainda ao grupo de dançarinos da QE, a participação no espetáculo de final do ano letivo da Quorum Academy.

Este projeto tem como objetivos principais:

  • Aprender uma coreografia;
  • Desenvolvimento da noção espácio-temporal;
  • Fomentar a coordenação motora;
  • Promover o relacionamento com os colegas.

Panu Cru

Image

Este projeto, desenvolvido no Atelier JardinArte, permite, através da pintura e decoração de sacos e aventais em pano, desenvolver novas competências artísticas e criativas e em simultâneo trabalhar a coordenação visuo-motora e competências cognitivas como a resolução de problemas, sequenciação e raciocínio lógico, desenvolvendo a motricidade fina.

O produto final deste projeto é vendido. 

Chás

O projeto “Chás” decorre no atelier JardinArte com recurso a matéria prima proveniente da Horta Biológica da QE – uma ampla variedade de chás.

Através deste projeto é possível aos clientes da QE que nele participam:

  • Perceber o processo de secagem de ervas (chá e aromáticas);
  • Compreender as técnicas de colheita de ervas (chá e aromáticas);
  • Identificar os diferentes tipos de ervas e sua utilidade;
  • Compreender processo da planta para embalamento;
  • Estimulação sensorial através do olfato.

O produto final deste projeto é vendido ao público (particulares e empresas).  

Festas

Os eventos festivos da Associação QE e a celebração de datas comemorativas contam com o apoio deste projeto que se encarrega de assumir toda a decoração dos espaços da Associação de acordo com a temática que se pretende assinalar.

Decorrendo no atelier Arte & Descoberta, o projeto Festas possibilita, entre outros, trabalhar conceitos temporais, promover a socialização dos seus participantes, valorizar o trabalho individual e em grupo e dar visibilidade do trabalho dos que nele participam.

Laboratório de Química

Image

Os participantes deste projeto, têm a oportunidade de constatar que a experimentação e as ciências são indissociáveis.

Através da utilização de materiais do quotidiano são realizadas experiências que possibilitam ao grupo interpretar a natureza e compreender diversos fenómenos observados no dia-a-dia.

Através deste projeto tem sido possível atingir os seguintes objetivos:

  • Observar e tentar interpretar a natureza e os fenómenos naturais que se observam no quotidiano;
  • Favorecer uma melhor compreensão dos conceitos científicos elementares e pensar cientificamente;
  • Fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
  • Educar para a cidadania;
  • Incentivar e estimular a procura de informação;
  • Contribuir para uma imagem positiva e refletida sobre a ciência;
  • Estimular o gosto pela escrita e pela leitura.

A curiosidade e interesse demonstrados pelos participantes tem sido crucial para o sucesso desta atividade.

Doces e Salgados

Através deste projeto, cujo resultado são produtos alimentares produzidos no atelier de confeção alimentar Cozinh'Arte, é promovido o acréscimo da autonomia funcional nas Atividade de Vida Diária (tais como higiene corporal, alimentação, confeção de alimentos e higiene básica) e desenvolvida a atenção e concentração através da leitura de receitas e noção das medidas de peso.

O produto final deste projeto é vendido à comunidade.

Ludoteca

Image

Através da dinamização de um espaço lúdico com livros, revistas, jogos, brinquedos, jogos tradicionais e artísticos, os clientes QE, de acordo com as suas preferências individuais, são convidados a requisitar estes artigos, levando-os para casa para seu usufruto, ou utilizando-os nos espaços da QE.

A participação dos clientes QE no projeto “Ludoteca” permite desenvolver competências através de atividades pedagógicas e lúdicas, incentivar as escolhas individuais do prazer de brincar, jogar, ler e ver livros e revistas, estimular a criação de novas regras para os jogos e aumentar as competências sociais inerentes ao saber-ser e saber-estar.

O projeto Ludoteca promove também:

  • A socialização, o relacionamento adequado entre os pares e a competição saudável;
  • A participação dinâmica na sessão através da escolha de tarefas a realizar e materiais a usar durante a sessão;
  • O desenvolvimento do pensamento estratégico e conceitos de organização em linhas, colunas, xadrez, filas, diagonais e centro;
  • A melhoria do bem-estar geral e a postura corporal.

Aromas com Arte

Neste projeto que decorre no atelier JardinArte são produzidos vários artigos como sabonetes, licores, cremes, velas (entre outros) com recurso a produtos naturais, que posteriormente são colocados à disposição do publico nos eventos da Associação.

O processo de produção dos artigos do projeto “Aromas com Arte” permite:

  • Perceber como é realizada a produção dos vários produtos (diversas fases do processo de produção);
  • Compreender o conceito de medida /peso;
  • Compreender o conceito de tempo/processo;
  • Estimular o desenvolvimento de competências ao nível de ajustamento do comportamento social;
  • Aumentar a visibilidade do trabalho realizado pelos clientes.