Na Associação QE a intervenção realizada centra-se na implementação de dois modelos pedagógicos:
Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano
O Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano permite enquadrar os clientes numa perspectiva bio-psico-social, de acordo com a qual os contextos de interacção social e de criação de redes de suporte social assumem um papel determinante.
Gentle Teaching
O Gentle Teaching, enquanto modelo relacional, promove a intersubjectividade, indo ao encontro das necessidades básicas de segurança, afecto, e confiança em si e nos outros. Como modelo de intervenção, baseia-se na criação de relações de vinculação individualizadas.
De acordo com o modelo do Gentle Teaching, “o propósito central da nossa presença na vida de outra pessoa é criar, fortalecer e manter a experiência de ligação, de companheirismo e de comunidade”. O Gentle Teaching é baseado na psicopedagogia da interdependência humana, isto é, no estabelecimento de relações significativas, individualizadas, autênticas. Enquanto modelo de intervenção assenta em quatro pilares: segurança, afecto, ser capaz de ser afectuoso e compromisso ou vinculação.
- Segurança significa essencialmente que o outro se possa sentir confortável, seguro e tranquilo na nossa presença. A pessoa que se sente segura, está menos preocupada com as exigências que lhe possam fazer, com os erros que possam surgir, com o desconforto e com o medo. Este sentimento de segurança potencia o desenvolvimento da identidade própria e da auto-estima.
- Afecto significa que a nossa presença é acolhedora, contentora, preocupada. Significa que vamos cuidar da pessoa, acreditar nela, olhar para ela com reconhecimento, carinho e estima, para além das suas características visíveis, dos seus comportamentos, das suas dificuldades.
- Ser capaz de ser afectuoso significa querer dar aos outros afecto, conforto, ser capaz de manifestar os seus sentimentos sem ter medo de ser julgado por isso, sem temer represálias ou incompreensão.
- Compromisso/vinculação significa disponibilidade para estar com os outros, com o grupo, em relação. Significa companheirismo, ser participativo e ter vontade de estar integrado. É querer ser e fazer parte da comunidade.
Na intervenção psico-educativa, tal como é aplicada na Associação QE, estes quatro pilares são mobilizados para o estabelecimento de relações individualizadas. O eixo fundamental da intervenção é relacional, não técnico. São as relações autênticas que promovem o desejo de companheirismo, de querer estar na presença dos outros, de estar integrado.
Na sua prática o Gentle Teaching utiliza quatro ferramentas essenciais, e que são prioritárias nas dinâmicas e interação diárias entre clientes e educadores da Associação QE: a presença, o olhar, o toque e a comunicação.
- Presença significa estarmos disponíveis para a relação autêntica com o outro. A nossa presença deverá ser securizante, motivando no outro o desejo de estar em relação e de ser afectuoso. Essa presença é sinal de aceitação incondicional e de compreensão.
- O olhar é significativo e recompensador, um indicador da qualidade da relação. Esse olhar deverá ser integral, meigo e autêntico. Olhamos porque nos queremos dar a conhecer e conhecer melhor o outro. Procurar o olhar do outro, manter esse contacto, é reconhecer o outro como pessoa, parceiro da interacção.
- O toque consubstancia o desejo de aproximação física, dando sinais da segurança e da afectividade que se vivem na relação. Este toque deverá ser gentil e transmitir tranquilidade e aceitação, devendo ser consentido e não invasivo ou desrespeitar a vontade do outro.
- A comunicação deverá ser permanente, estruturante, edificante. Dizer ao outro o que sentimos na presença dele, o que gostaríamos de fazer - permitindo-lhe antecipar o que se seguirá - e dando-lhe oportunidade de construir escolhas, alternativas, de co-construir a relação.
Assim, através do Gentle Teaching, o foco da intervenção realizado na Associação QE junto das pessoas com deficiência e/ou incapacidade que apoia é a aceitação integral do outro, o respeito pelas suas qualidades e dificuldades, pelas escolhas do outro, o desejo de fazer parte de uma comunidade.
O modelo CASA
O modelo CASA constitui-se como uma proposta de intervenção que interliga o modelo Gentle Teaching e o modelo Ecológico, promovendo a sua complementaridade, assumindo o Gentle Teaching como a base da intervenção e visando a criação, fortalecimento e sustentação do sentimento e experiência de ligação, de companheirismo e de pertença a uma comunidade.
Partindo desta base, alicerçam-se os dois principais pilares da intervenção levada a cabo pela QE: o desenvolvimento de competências funcionais (focando a autonomização e independência) e a socialização (focando a criação de redes sociais de suporte).
Para que estes pilares possam ser sustentados, são propostas três traves-mestras:
- a heterogeneidade (promoção e potenciação das diferenças);
- a qualidade de vida (respeito pela individualidade);
- as famílias (reforço e participação da rede familiar).
Esta estruturação da intervenção tem como objetivo final a inclusão, em particular através da criação de oportunidades de integração social e comunitária autênticas, que reforcem o sentimento de participação e cidadania plena de cada um dos clientes
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